Olá Galera!
Há algum tempo atrás - aquele tempo longínquo antes da pandemia - publicamos aqui no blog do SeM a nossa oficina do Banco Latifundiário. Com as novas dinâmicas e muito tempo em casa por conta da pandemia, a reformulados para a apresentação em um congresso online, o IV Congresso Nacional da ABECS/2020, no qual conversamos sobre nossas práticas e experiências como um grupo de extensão universitária e nossa interação com a sala de aula. Bom, foi assim que surgimos então com a ideia de repensar nosso tabuleiro e formulá-lo para uma disponibilização online e impressa (disponível também no nosso livro publicado).
Esperamos que o tabuleiro seja um jogo didático para abordar e refletir os assuntos e problemas atuais relacionados à terra no Brasil e como a divisão de terra no território brasileiro se desenvolveu entre os diversos grupos sociais durante a história. Lembramos sempre que as oficinas podem ser adaptadas e reformuladas conforme a necessidade e realidade de cada professora e sala de aula. Bora conhecer um pouco?
Materiais necessários: Folhas de papel A4, impressora e tesoura.
Objetivo do jogo: Entender de forma lúdica, narrativa e participativa a desigualdade de acesso à terra entre os agentes históricos e sociais, a estrutura dos conflitos latifundiários e a origem das lutas de movimentos sociais atuais por terra e moradia.
Instruções de desenvolvimento do jogo:
1. Com materiais do tabuleiro impressos e recortados, divida as estudantes em quatro grupos e distribua as personagens que representarão os agentes históricos sociais presentes desde o início da formação do país ou que foram surgindo ao longo dos séculos. São eles:
Indígenas;
Portugueses (nobres, ricos);
Negros
Trabalhadores livres (imigrantes).
2. Para começar o jogo, utilize a carta 1 (início) de ação;
3. A partir disso, todos os grupos devem passar por todas as casas de narrativas históricas doas casas do tabuleiro, que representam os períodos históricos que tiveram algum impacto sobre a questão da terra no Brasil. Cada período requer que se receba ou perca vales-terra conforme a a ação do jogo descrita em cada carta disponível.
4. Utilize a carta de conclusão do jogo e inicie uma discussão reflexiva sobre a distribuição e configuração de terras no Brasil atual.
Materiais:
Tabuleiro: Contendo 7 casas, representam momentos históricos decisivos na distribuição de terra no Brasil.
Personagens e vales terra: Os vales terra representam "pedaços" do território brasileiro que serão distribuídos conforme a dinâmica da história brasileira ao longo dos anos com os principais grupos sociais brasileiros aqui representados por grupo de personagens.
Cartela adicional de Vales terra (use quantas precisar):
Cartas de narrativas históricas e ações no jogo:
Até a próxima oficina (:
Comments