top of page
Foto do escritorSociologia em Movimento

Marx e a Fuga das Galinhas

Atualizado: 1 de nov. de 2017

Este plano de aulas foi retirado do "Caderno de Metodologias de Ensino e de Pesquisa de Sociologia" do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), grupo de extensão que realiza projetos muito parecidos com os nossos. Para mais informações: http://www.uel.br/projetos/lenpes/


--

ANÁLISE: A FUGA DAS GALINHAS

Maurício Aleixo Fernandes

Fernanda Galisteu Lourenção


1 Prática Social

1.1 Objetivos

Exibir aos alunos do Ensino Médio e Normal Médio o filme “A fuga das galinhas”: a partir disto, trabalhar alguns conceitos de Karl Marx presentes

no filme, assim como fazer com que os alunos do Curso Normal Médio entendam o que é a sociologia, sua importância e como ela esta presente em nosso dia-a-dia.


1.2 Listagem dos Conteúdos

  • Exibir o filme “A fuga das Galinhas”;

  • Como surgiu a sociologia;

  • Quem foi Karl Marx e apresentar alguns de seus conceitos como ideologia, classe social e processo ou modo de produção.


1.3 Vivência do Cotidiano do Conteúdo

a. O que já sabem?

Que “A fuga das Galinhas” é um filme realizado em formato de desenho gráfico em que as galinhas tentam fugir de qualquer maneira do galinheiro; e também que a sociologia é uma disciplina existente na grade escolar.

b. O que os alunos gostariam de saber mais?

  • De que forma um filme de animação gráfica como “A fuga das Galinhas” pode nos ajudar a entender realidade?

  • O que é a sociologia?

  • Quem foi Karl Marx?

  • O que seus conceitos querem dizer e como eles são aplicados em nossa sociedade?


2 Problematização


2.1 Discussão Sobre o Conteúdo

  • Como surgiu a sociologia?

  • Qual a importância dela?

  • Qual a influência da sociologia em nosso cotidiano?

  • Quem foi Karl Marx?

  • Qual é a importância de seus conceitos?

  • Como esses conceitos nos ajudam a entender o cotidiano?

2.2 Dimensões do Conteúdo

  • Conceitual/científica: Observamos o porquê do surgimento da sociologia, assim como dialogamos com um dos clássicos das ciências sociais: Karl Marx.

  • Social: Entender a importância da sociologia, assim como estudar um dos clássicos das ciências sociais que é Karl Marx nos ajuda a entender melhor a sociedade e mundo em que vivemos.

  • Histórica: Quando e porque surgiu a sociologia, qual a importância do pensamento de Karl Marx para as ciências sociais?

3 Instrumentalização


3.1 Ações Didático-Pedagógicas


Exibição do filme “A fuga das Galinhas”. Após o filme, buscamos com os alunos quais as impressões que tiveram, deixando-os manifestarem-se sobre o que acharam da obra, mostrando o que gostaram e o que não gostaram, assim como o que entenderam e o que não foi possível captar do filme.

Em dado momento levantar a questão se alguém sabe ou já ouviu falar sobre o que é a sociologia; a partir daí explicar para os alunos como e o porquê do surgimento dessa ciência, qual sua importância e como ela está presente em nosso dia-a-dia. Com isso em mente trabalhar um dos clássicos das ciências sociais de Karl Marx. Explicar quem foi e qual a importância de seus estudos, para que seja possível entender um pouco melhor nossa sociedade e o mundo em que vivemos. Em seqüência à aula, trabalhar juntamente com alunos, lembrar algumas cenas do filme para ajudar na explicação de o que é a sociologia, como ela surgiu e falar um pouco sobre um dos autores das ciências sociais, Karl Marx, exemplificando com alguns de seus conceitos (Ideologia, Classe Social e Processo ou Modo de Produção).

Por fim, com os alunos, identificar aspectos da teoria de Karl Marx na realidade social da qual eles estão inseridos, tornando assim possível que consigam fazer as conexões necessárias com ela.


3.2 Recursos Humanos e Materiais


  • Filme;

  • Aparelho de DVD;

  • Lousa;

  • Giz;

  • TV pendrive


3.2.1 Texto Didático


“A Fuga Das Galinhas” Um Olhar Sociológico Fernanda Galisteu Lourenção e Maurício Aleixo Fernandes “Enquanto as galinhas da sinistra granja da Sra. Tweedy sonham com uma vida melhor, uma inteligente galinha chamada Ginger está tecendo planos para escapar voando da cooperativa - para sempre! O único problema é que as galinhas não podem voar... ou será que podem? Todas as tentativas de fuga acabam em ensopado de galinha até que um dia, Rocky,

um galo persuasivo, aterrissa aos trambolhões na cooperativa. Não é nada fácil quando Rocky tenta ensinar a Ginger e suas amigas galináceasa voar... mas, com um trabalho de equipe, determinação e um pouco desorte, o bando destemido trama uma última tentativa ousada em um lance espetacular para conseguir a liberdade! E começam a perceber que a única forma de fugirem deste galinheiro seria se organizando [...]” (Disponível em: http://www.2001video.com.br/detalhes_produto_extra_dvd.asp?produto=41).

Muitos são os olhares e percepções que podemos ter sobre este filme, que traz a tona ideias como a necessidade de planejamento e estabelecimento de objetivos e metas para a consecução algo desejado, a necessidade do trabalho em equipe, o respeito pelas ideias alheias e muitas outras interpretações. Aqui, trabalharemos a luz de um dos clássicos das ciências sociais, Karl Marx. Abordaremos alguns de seus conceitos de, forma sucinta, que ao longo do filme podem ser exemplificados. Mas,para isso, devemos antes ter em mente o que são as ciências sociais em especial, o que é a sociologia. Vejamos.

As Revoluções Industrial e Francesa do século XVIII, e as transformações nas relações de trabalho, economia e sociedade, constituem o ponto de partida para o nascimento da Sociologia, no século XIX. Era uma ciência voltada para a necessidade de entender a sociedade industrial, que desagregava valores seculares de propriedade de hierarquia, substituindo reis, nobres e senhores feudais por uma nova classe dominante formada por indústriais, banqueiros e grandes comerciantes. Os antigos servos, presos à terra e à seus senhores dão lugar ao operário (denominado por Karl Marx de proletário). O tempo de convívio familiar e social foi modifiado pela hora/trabalho. Essas modificações exigiam respostas eficientes, par tantas preocupações crescentes. Estudiosos na França (Augusto Comte e Emile Durkheim) e na Alemanha (Karl Marx e Max Weber) formularam os primeiros conceitos dessa ciência nova que era a sociologia. Vemos, portanto, que a sociologia é a ciência que estuda as sociedades, enquanto o indivíduo é estudado pela Psicologia. A Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos e interagem em seu interior.

O objetivo da sociologia é aumentar ao máximo possível o conhecimento sobre o homem e a sociedade, por meio da investigação empírica. Vemos, portanto, que a sociologia cumpre um papel fundamental em um mundo de mudanças e agitações sociais, pois ela permite entender melhor a sociedade em que vivemos e ajuda a entender melhor os fatos e processos

sociais. Olhamos agora para um dos autores mais conhecidos das ciências sociais Karl Marx (1818-1883). Marx é um dos principais idealizadores dos conceitos e ideias de socialismo e comunismo. Seu objetivo não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social. Marx realizou teorias para explicar a vida social, a origem das sociedades, suas estruturas econômicas, sociais, políticas, ideológicas e os vínculos que mantêm entre si. O autor deu ênfase à análise das relações sociais no sistema capitalista. A teoria marxiana compõe-se de uma teoria científica (o materialismo histórico) e de uma filosófica (o materialismo dialético). Aqui trabalharemos um pouco com alguns conceitos presentes em sua teoria/conceitos estes como ideologia, classe social e modo de produção. Marx nos mostra o que seria o modo de produção; porém, para entendê-lo, devemos ter em mente outros conceitos, como o de força produtiva. Marx propõe que todo processo produtivo combina meios de produção e força de trabalho. Ambas constituem as condições materiais de toda a produção. Sem o trabalho humano nada pode ser produzido e sem os meios de produção, o homem não pode trabalhar. Todo processo de trabalho implica em determinados objetos (matéria prima) e determinados instrumentos (ferramentas ou máquinas). Os objetos ou instrumentos constituem os meios de produção. Já o modo de produção é um conceito (também abstrato, com os demais) para definir os estágios de desenvolvimento do sistema capitalista.

A produção é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção capitalistas. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessário à produção (ferramentas, máquinas, fábricas, etc.).

Sobre o que seriam as classes sociais, Marx trabalha com a idéia de que elas podem ser entendidas como grupos de pessoas unidas economicamente. Segundo a ótica marxiana, em toda sociedade, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado e as classes dominadas por ela, reproduzidas inexoravelmente por uma estrutura social implantada por esses dominadores. Segundo a visão de Karl Marx, a história da humanidade é a sucessão de lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração. Por fim, vemos que na perspectiva marxiana, a ideologia é um conceito que denota "falsa consciência", ou seja, uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.


A Fuga Das Galinhas


Sinopse Do Filme – Durante a década de 50, numa granja, em Yorkshire, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram-lhe e a seus companheiros. Após várias tentativas mal sucedidas, "voando", surge no galinheiro o galo Rocky, com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o

tempo de Ginger e Rocky é muito curto: a família Tweedy, dona da granja, compram uma máquina que faz tortas de galinha e que rapidamente entrará em funcionamento e acabará com toda a população do local. Isso se o bravo Rocky não conseguir impedir. Mas ele o fará com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os comedores de ovos, os nojentos ratos. (Diretor – Nick Park e Peter Lord)


Refêrencias:

SELL, C.E. Sociologia clássica: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí: Editora Univali, 2006.

QUINTANEIRO, Tânia. Um Toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 1995. BOTTOMORE, T. B Introdução à Sociologia, 5ª ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília, INL, 1973.

MARX, Karl. ENGELS, F. O Capital. (Coleção Os Pensadores). 2ª Ed. São Paulo: Abril Cultutal, 1978.


4 Catarse


4.1 Síntese Mental


O aluno deve ter entendimento do que é a sociologia, como demonstrar

domínio sobre os conceitos de ideologia, fetiche e classes sociais à luz de

Karl Marx; também tenta entender a importância desses conceitos para

obter melhor visão sobre nossa sociedade.


4.2 Expressão da Síntese


Os alunos serão avaliados pela participação em sala de aula e por questões

levantadas oralmente durante as discussões.


5 Prática Social Final


5.1 Nova Postura Prática


  • Entendimento sobre a sociologia;

  • Conhecimento sobre a importância da sociologia;

  • Entendimento dos conceitos de Karl Marx como Ideologia, Classe Social e

  • modo de produção;

  • Identificar aspectos da teoria de Karl Marx na realidade social;


6 Análise dos Resultados


Esta aula foi ministrada na I Jornada de Humanidades do Colégio Altair Mongruel, na cidade de Ortigueira, para alunos da 6º e 7º séries do Ensino Fundamental. Inicialmente, trabalhamos com os alunos da 7º série do período da manhã. A experiência foi a melhor possível. Todos os alunos participaram da aula e não houve problema de indisciplina. Os alunos participaram da aula fazendo perguntas acerca do filme. Pessoalmente, não esperávamos esta reação dos alunos, já que muitos ali presentes em outra ocasião tiveram já a oportunidade de assisti-lo.

De modo geral, acreditamos ter atingido o objetivo, que era proporcionar aos alunos um olhar diferente do qual eles estavam acostumados a ver um filme, assim como apresentar-lhes um conceito, ou melhor, ministrar uma aula de forma diferente da que supúnhamos, eles estivessem acostumados.

Entendemos que o trabalhar de temas e conceitos sociológicos por meio de filmes (em especial este, um desenho animado) desperta o interesse dos alunos. Ao utilizarmos algo lúdico atingimos nosso objetivo: que eles tivessem acesso ao pensamento de Karl Marx e descobrissem o que é a Sociologia.

A partir da aula, ministrada com base no filme, demonstramos a eles como a Sociologia está presente em nosso cotidiano, muito mais do que pensamos estar. Já em relação à turma da tarde (6º série), foi um pouco mais complicado. Não sabemos ao certo o porquê, mas tivemos que nos “adaptar”, de várias formas, aos imprevistos ocorridos durante a aula, como a falta de luz, que inúmeras vezes contribuiu para a desatenção dos alunos, assim como o desinteresse dos mesmos pela obra.

No final, buscamos neles as respostas para nossas dificuldades, já que a maioria havia assistido à película. Sugerimos que nos contassem o que acharam dela e suas apreensões sobre a mesma. A partir daí, conseguimos desenvolver uma aula, atingindo o nosso objetivo.


--

1.503 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page