top of page
Foto do escritorAmanda Oliveira

Oficina: Os nomes dos lugares e as relações de poder


Olá, no mês de maio e início de junho estivemos juntos com as estudantes pensando sobre o nome da escola em que estávamos. Será que já nos perguntamos por que determinada rua recebe um nome, quem é a pessoa do nome da avenida tal, viaduto que passamos todos os dias.. e até mesmo de quem é esse nome na escola em que eu estudo ou trabalho? É pensando nessas perguntas que construímos uma oficina para refletir quem é Adolfo Gordo (nome da escola em que atuamos). Você já parou pra pensar quem é a pessoa homenageada na sua escola?

Assim, nossos objetivos foram:

  • Refletir acerca da relação de poder existente na escolha de nomes de lugares, considerando agentes históricos e seus papéis sociais;

  • Buscando propiciar criticidade acerca de nomes de ditadores, representações de movimentos opressores em monumentos, entre outros;

  • Conhecer quem foi Adolfo Gordo e debater a respeito de legado, história e homenagem.

Na sala de aula:

a) ​Iniciar com questionamentos acerca do nome da escola e Reflexões sobre nomes de ruas:

  1. Quem foi o senador Adolfo Gordo? Qual foi sua contribuição para a realidade social para ter seu nome em uma escola? A escola já teve outro nome?

  2. Vocês gostam desse nome? Gostariam de mudar? Por quais outros nomes?

  3. Qual o nome da sua rua? Você conhece a história da pessoa que dá nome a ela?

  4. Qual o nome das avenidas importantes no seu bairro? Vocês conhecem suas histórias?

  5. Que personalidades você acredita que deveriam ter seus nomes em ruas e outros

lugares da cidade? Sabem como se dá o processo de nomeação de um local?


Por fim, apresentar rapidamente a biografia de Adolfo Gordo.


​b) Reflexão sobre monumentos e intervenções críticas feitas nos mesmos e notícias sobre movimentos que buscaram mudança de nomes de ruas e escolas:

Nem sempre o nome dado a um lugar agrada. Quando, por exemplo, uma estátua é erguida para homenagear alguém que foi responsável pela exploração e morte de pessoas negras e indígenas - como o Borba Gato.

  1. Ex1:https://revistaforum.com.br/noticias/monumento-as-bandeiras-homenageia-genocidas-que-dizimaram-nosso-povo-diz-lideranca-indigena/ Ex2:https://revistaforum.com.br/brasil/criancas-do-guaruja-sp-exigem-mudanca-de-nome-de-rua-que-homenageia-traficante-de-escravos/ Recursos Didáticos: Notícias Impressas


c) Como os nomes deveriam ser escolhidos?

  1. Já viram placas da Marielle em algum lugar e sua recepção (positiva

ou negativa)? Ou do Paulo Gustavo?

ex1: https://www.ruamariellefranco.com.br/

ex2: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/comerciantes-pedem-retirada-nome-ator-paulo-gustavo-rua-niteroi/


​d) Reflexão a partir da música ‘Eu só peço a Deus’, do Rapper Renan Inquérito:

Atenção a estrofe principal:

"Bandeirantes, Anhanguera, Raposo, Castelo

São heróis ou algoz? Vai ver o que eles fizeram

Botar o nome desses cara nas estrada é cruel

É o mesmo que Rodovia Hitler em Israel" Recursos didáticos: Caixa de música/reprodutor de música/ letra impressa



​e) Proposta de dinâmica:

Com essa dinâmica buscamos incentivar as alunas a refletirem sobre a história de seus bairros ou aqueles que são considerados importantes para a sua história e história da humanidade. Refletir sobre por que geralmente esses lugares não recebem nomes de pessoas que são consideradas importantes para a região? Quem decide nomear um lugar?

Portanto, é solicitado que as alunas pensem em um nome que dariam para sua escola, dado a relevância dessa pessoa para a própria história de vida das alunas e professores desta escola e a região que situa. Além de conhecer todo o processo burocrático de nomeação de um lugar e a reflexão sobre poder de nomeação. 1. Para essa dinâmica você pode buscar pela sua escola no google earth a partir do endereço dela; 2. Busque pela imagem de google stretview da frente da escola no qual está localizado o nome dela e tire um print; 3. No campo de edição da sua imagem coloque uma tarja branca sobre o nome atual, essa tarja será o campo de preenchimento da aluna para colocar um nome que ela deseja para a escola; 4. Imprima a imagem editada e leve para a sala de aula; 5. Após a atividade use o mural da escola para disponibilizar a contribuição das alunas e possibilitar a percepção de quais nomes elas escolheram para sua escola.





Até a próxima oficina (:



88 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page