No primeiro semestre de 2017, enquanto discutíamos gênero, foi exibido o documentário "Quem Matou Eloá?" em que se discute o papel da mídia na cobertura do caso, em que o sequestrante Lindemberg foi caracterizado como um homem apaixonado e o cárcere como uma história de amor com final trágico. O documentário critica também a intervenção da mídia no trabalho dos policiais que foram duramente criticados por deixar uma refém liberta voltar ao apartamento e por alongar por mais de 100 horas o cárcere, que não coincidentemente acabou em horário nobre.
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO : QUEM MATOU ELOÁ?
1. Prática Social
1.1. Objetivos
Exibir para os alunos do ensino médio o documentário afim de embasar a discussão sobre o papel social da mídia enquanto veículo de informações, da postura geral que as emissoras têm em casos de crimes passionais contra mulheres e da violência moral que esse tipo de cobertura desperta.
1.2. Listagem dos Conteúdos:
Exibição do documentário
Discussão sobre o papel da mídia nesse caso
Discussão sobre a violência de gênero e mídia
2. Problematização
2.1. Discussão sobre o conteúdo
Vocês lembram desse caso?
O que o documentário fala sobre a mídia é verdade?
O que vocês pensam/pensavam sobre o sequestrador, ele tem culpa?
Como a mídia (principalmente os programas policiais) mostram esses crimes passionais?
Tem alguma diferença de abordagem dependendo do gênero do criminoso?
Eloá ser baleada na virilha foi uma coincidência?
2.2. Dimensões do conteúdo
Conceitual: Sociologia - função social da mídia; violência de gênero; banalização do mal. Antropologia - performance; espetacularização.
3. Instrumentalização
3.1. Recursos humanos e materiais
Documentário em CD ou Pendrive
Aparelho de DVD
Televisão
OU
Acesso a internet
Projetor
Notebook ou PC
4. Catarse
4.1. Síntese Mental
Os educandos devem compreender a problemática do interferência da mídia nesse caso e relacionar com os exemplos atuais de programas "jornalísticos" policiais. Além de entender como a mulher assume parte da culpa (mesmo quando vítima de um crime) por "seduzir" ou "iludir" o outro lado do caso, sendo isso uma postura inadequada da mídia que exerce valor de júizo sobre as informações (em teoria imparciais) que é obrigada a divulgar.
4.2. Expressão da síntese
Se espera que a avaliação dos educandos seja feita pelo nível do debate, por participação em aula e pelas questões levantadas em aula.
--
É possível assistir o documentário aqui abaixo:
Espero que tenham gostado ;)
Comentarios